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Escrito por Hajar Fiouz
Índice:
Acabou de ligar o seu iPhone ao cabo de carregamento e não acontece nada? Se o seu iPhone está ligado ao carregador mas não emitiu qualquer som de carregamento nem apareceu o ícone (um raio) no ecrã junto à bateria, isso significa que o dispositivo não está a carregar.
Não entre em pânico, porque nos smartphones da Apple este é um problema bastante comum, e neste artigo vamos analisar quais podem ser as principais causas deste mau funcionamento, dando-lhe também algumas dicas para tentar resolver o problema.
A primeira pergunta que deve fazer se o seu iPhone não estiver a carregar corretamente é se o problema está no dispositivo ou no cabo de carregamento. Por isso, o primeiro passo é tentar carregar o dispositivo com outro carregador e, por sua vez, testar o seu carregador com outro iPhone. Lembre-se de que o problema pode também estar na tomada onde o carregador está ligado, por isso experimente diferentes combinações – nem tudo está perdido!
Se o seu iPhone carrega normalmente quando está ligado a outro carregador, então sabe que o problema não está no smartphone. Recomendamos que utilize cabos de boa qualidade para carregar o seu iPhone, que não apresentem sinais de desgaste ou danos visíveis. Carregar um iPhone com um cabo ou adaptador danificado ou de má qualidade pode causar danos na bateria do seu dispositivo, desgastando-a e reduzindo drasticamente a sua durabilidade.
Uma vez verificado que o problema não está no cabo de alimentação, é claro que o problema está no seu iPhone. Também neste caso, as causas podem ser várias, assim como as soluções. Vamos ver de seguida os principais fatores que podem impedir um iPhone de carregar corretamente.
Outro problema de hardware muito comum que impede o carregamento dos dispositivos está relacionado com a porta de carregamento – ou seja, a entrada situada na parte inferior do seu iPhone onde é inserido o cabo.
Especialmente se o seu iPhone já tiver alguns anos, ou se passa muito tempo ao ar livre ou em ambientes com pó, a porta pode estar cheia de poeiras ou sujidade, o que impede os contactos eletrónicos de funcionarem corretamente.
Neste caso, pode proceder à limpeza da porta com cuidado, utilizando de preferência um pano de linho ou um palito com um pouco de algodão na extremidade. Estes são os instrumentos mais recomendados, pois são eficazes e têm menor probabilidade de causar danos irreversíveis à porta lightning. Depois de limpar, sugerimos que reinicie o iPhone e volte a tentar ligar o cabo de carregamento.
Se nenhuma das soluções anteriores resolveu o problema, então poderá estar relacionado com o software. Neste caso, o que pode tentar fazer é um reinício forçado (Soft Reset).
Este processo elimina a cache temporária e aleatória, e muitas vezes resolve alguns dos problemas mais comuns que os utilizadores de iPhone enfrentam.
Se mesmo após esta operação o problema continuar, uma das últimas opções é fazer uma reposição completa do iPhone (Hard Reset). Sabemos que esta pode parecer uma solução drástica para alguns, mas pense que se o seu telemóvel ainda estiver ligado, poderá fazer uma cópia de segurança completa e assim preservar todos os seus dados.
Lembramos que o reset é um processo irreversível que apaga totalmente a memória do dispositivo, restaurando todas as definições e informações, deixando-o como novo, tal como saiu de fábrica.
Isto significa que, se não guardar os dados antes de iniciar este processo, todos os seus ficheiros serão perdidos.
Descobre como fazer o reset do iPhone (Hard Reset) no nosso artigo dedicado a todos os modelos.
Embora esta hipótese não seja muito comum, pode ser a causa do problema no seu dispositivo. Às vezes, a bateria não comunica corretamente com o sistema operativo, que pode mostrar uma percentagem errada, indicando que está carregada quando não está. Neste caso, pode tentar calibrar a bateria, mas para isso é necessário que o telemóvel esteja totalmente descarregado, ou seja, desligado.
Se decidiu seguir este caminho, o que deve fazer é deixar o seu iPhone descarregar completamente. Se não o quiser usar, pode reproduzir filmes, vídeos ou música e esperar que a bateria se esgote por completo.
Quando o dispositivo se desligar, deixe-o assim durante cerca de 6 a 7 horas, sem o ligar a nenhum carregador. Passado esse tempo, pode tentar voltar a ligá-lo ao cabo: se se ligar, deve deixá-lo a carregar durante outras 6 a 7 horas para que a bateria carregue totalmente.
Se nenhuma das soluções acima funcionar, é muito provável que o problema esteja na própria bateria, que já não está a funcionar como deveria. A bateria é um dos componentes do iPhone que mais se desgasta, e independentemente da forma como é utilizada, tem um número limitado de ciclos de carregamento.
Tecnicamente, até aos 500 ciclos de carregamento, a bateria deve manter um bom desempenho, com capacidade acima dos 80%. Quando desce abaixo deste nível, é sinal de desgaste, e poderá ser altura de pensar numa substituição.
Especialmente se a bateria do seu iPhone já não estiver a funcionar, recomendamos que vá a uma Apple Store ou a um centro especializado para verificar qual é exatamente o problema e, se necessário, substituir a bateria. Para isso, o nosso conselho é que recorra a técnicos especializados e evite tentar fazê-lo em casa, pois o processo é delicado e pode causar danos adicionais ao dispositivo.
Se o iPhone está ligado ao carregador mas não carrega, sugerimos experimentar outro cabo ou tomada. Verifique também se a porta de carregamento está limpa. Se estas soluções não resolverem o problema, este poderá estar relacionado com o software ou com uma bateria danificada, gasta ou mal calibrada.
Se o iPhone não carrega nem liga, verifique se a porta de carregamento está limpa e se o carregador funciona. Pode também ser necessário substituir a bateria.
O iPhone pode não carregar acima dos 80% se estiver demasiado quente. Aguarde que a temperatura baixe e volte a ligá-lo ao carregador.
O iPhone pode não carregar até aos 100% devido a um problema no conector ou no carregador. Noutros casos, o carregamento pode parar por causa de uma temperatura excessiva – nesse caso, receberá uma notificação no ecrã.
Neste ponto, esperamos que tenha encontrado a solução para o seu problema. Embora possa ser difícil diagnosticar o motivo pelo qual um iPhone deixou de carregar, muitas vezes bastam pequenos cuidados para resolver o problema em casa, e em pouco tempo. Nos casos mais raros e complexos, é recomendável procurar ajuda especializada para resolver a questão da bateria.
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Obrigado por ler.
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