voltar à página inicial dos nossos conselhos
Escrito por Hajar Fiouz
Indice:
Sendo um dispositivo de gama alta, o iPhone é frequentemente considerado um dispositivo 100% fiável. O mesmo nem sempre se pensa dos iPhones recondicionados. Como um recondicionado permite obter as mesmas características a um preço muito inferior, tende-se a presumir que se trata de um dispositivo menos fiável ou com uma vida útil muito curta.
E na maioria dos casos essa suposição está errada. Basta pensar que, em muitos casos — especialmente para modelos mais recentes (lançados nos últimos 2-3 anos) — se trata de modelos de exposição ou produtos pouco usados, em média entre 3 meses e 1 ano, pelo anterior proprietário.
No caso específico da CertiDeal, adquirimos os telefones a operadoras que oferecem planos de subscrição com troca de modelo a cada 6-12 meses e que nos garantem que os telefones tiveram apenas um único dono.
Se tivesse de escolher entre comprar um iPhone em segunda mão ou um recondicionado, faria mais sentido escolher o recondicionado. O motivo é fácil de entender.
Os telefones em segunda mão, não recondicionados, não foram verificados por técnicos para garantir o seu correto funcionamento antes da venda e podem já ter passado pelas mãos de vários utilizadores.
Além disso, a garantia legal em modelos em segunda mão é de 6 meses, enquanto ao comprar a especialistas em recondicionamento, a garantia é de, no mínimo, 12 meses, e no caso da CertiDeal chega até aos 2 anos, como acontece com produtos novos.
É também importante referir que, nos sites de venda entre particulares, muitas vezes não há qualquer tipo de garantia. Por isso, é possível que surjam problemas de funcionamento dias ou semanas após a compra do iPhone.
Face a este cenário menos seguro, um iPhone recondicionado é submetido a testes meticulosos. Na CertiDeal, por exemplo, os nossos técnicos verificam o funcionamento de componentes essenciais como hardware, bateria e software. No total são realizados 32 testes manuais pelos nossos especialistas, além de cerca de 20 testes automáticos com o auxílio de uma aplicação dedicada.
Por isso, é preferível investir num iPhone verificado por uma equipa especializada e preparado para durar. Assim, poderá poupar em média 40%, obtendo um telefone com as mesmas funcionalidades e desempenho de um modelo novo.
Fica claro que, se procura um iPhone acessível, a opção recondicionada é uma garantia — caso contrário, corre o risco de comprar um telefone que não durará muito. E isso pode acabar por sair caro, mesmo que o preço inicial seja mais baixo do que o de um novo ou de um recondicionado.
A vida anterior do iPhone terá grande influência no trabalho dos técnicos durante o processo de recondicionamento. Para um iPhone com menos de 4 anos, pode esperar-se uma duração de 2 a 3 anos. Ou seja, só depois de 2 ou 3 anos começará a notar uma queda visível no desempenho do sistema.
Da mesma forma, até um iPhone novo começará a abrandar significativamente ao fim de 4-5 anos. A sua durabilidade depende bastante da utilização diária e do tipo de aplicações usadas.
Portanto, se tivéssemos de dar uma resposta simples à pergunta:
Os iPhones recondicionados têm a mesma duração de vida dos iPhones novos, descontando os anos já passados desde a compra original.
Atualmente, no nosso catálogo, ainda temos iPhones 6 e 7, lançados em 2014 e 2015, respetivamente. Falamos de modelos com 8 e 7 anos. Segundo as nossas estatísticas internas, continuam a ser muito apreciados pelos nossos clientes, o que mostra que ainda são fiáveis.
Outro best-seller da CertiDeal, o iPhone 8, lançado em 2017, continua a receber as atualizações mais recentes do iOS, estando na versão 16.1.1 no momento em que escrevemos. Portanto, é um telefone que continua a oferecer, com pequenas diferenças, as mesmas funcionalidades dos modelos mais recentes.
Um dos fatores que mais desencoraja ou preocupa potenciais compradores é a duração da bateria, um componente que vai perdendo gradualmente a sua capacidade de carga e que foi concebido para funcionar em pleno durante um número limitado de ciclos de carregamento (em média 500 para manter uma capacidade acima dos 80%). Mas também neste caso não há diferença entre um telefone novo e um recondicionado.
Na verdade, os inquiridos que disseram que a bateria durava menos de 5 horas foram sobretudo aqueles que indicaram nunca ter comprado um telefone recondicionado.
Mesmo assim, se quiser sentir-se mais seguro quanto à duração da bateria, o nosso conselho — especialmente se estiver a pensar comprar um iPhone mais antigo — é adicionar ao carrinho o serviço “Pack Bateria Nova”, que lhe dá a possibilidade de receber um iPhone "vintage" com uma bateria nova, 100% funcional, Premium, com certificação CE e cuidadosamente selecionada pelos nossos especialistas ao longo dos anos.
O Pack Bateria Nova também lhe dará maior tranquilidade ao prolongar a garantia deste componente para 12 meses, em vez dos 3 meses padrão.
Em média, um dispositivo novo começa a perder desempenho após 4/5 anos, enquanto um recondicionado após 2/3 anos. Naturalmente, estes dados são indicativos e a duração depende significativamente da forma como o dispositivo é utilizado.
Renovado e recondicionado são dois termos que se referem a telefones que ganham uma segunda vida através de um processo de recondicionamento.
Em média, um dispositivo novo começa a abrandar após cerca de 4 ou 5 anos. No caso de um recondicionado, o smartphone começa a perder desempenho após 2 ou 3 anos.
Comprar um iPhone recondicionado permite poupar significativamente, variando consoante a empresa. Na CertiDeal, a poupança média é de 40 a 50% em comparação com o preço de um modelo novo.
Descubra toda a nossa seleção de iPhones recondicionados
Para concluir, certifique-se de que não cai nas "ofertas económicas" anunciadas por vendedores pouco fiáveis. Se pretende comprar um iPhone em segunda mão online, o melhor é apostar na qualidade. E os vendedores de telefones recondicionados podem garantir os controlos de qualidade feitos aos iPhones usados.
Na CertiDeal oferecemos aos nossos clientes uma garantia de 24 meses, smartphones até 70% mais baratos do que os novos e mais de 32 pontos de controlo e testes realizados.
Pesquisas relacionadas