voltar à página inicial dos nossos conselhos
Escrito por Hajar Fiouz
Índice:
2. Porque é que um telemóvel recondicionado é a melhor escolha como telemóvel para idosos
4. iPhones recondicionados: dispositivos com inúmeros recursos
Em 2022, o telemóvel tornou-se parte integrante de nós, um acessório que nunca deixamos em casa e sem o qual nos sentimos perdidos. Embora, na maioria das vezes, o smartphone seja automaticamente associado aos jovens, isso não significa que não seja utilizado também pelos mais idosos.
Hoje em dia, existem muitos modelos de smartphones utilizados por pessoas mais velhas, tanto os concebidos especificamente para elas como os smartphones normais, que cada vez mais são adaptados para serem acessíveis a quem já não tem a visão e a audição perfeitas.
Mas já pensou em oferecer aos seus avós, pais ou tios um telemóvel recondicionado? Se ainda não sabe quais as vantagens que esta compra pode ter, aconselho a continuar a ler este artigo — explicaremos passo a passo tudo o que precisa de saber se está a pensar fazer uma compra deste género.
Aquilo em que acreditamos, e que para nós é importante sublinhar desde o início, é que não existe – na nossa opinião – um “telemóvel para idosos”.
Embora existam no mercado telemóveis fáceis de usar, com teclados e caracteres maiores do que o habitual, volume acima da média e outras características particulares, consideramos que estes continuam a ser demasiado limitados e limitativos, e que, por isso, não conseguem satisfazer todas as necessidades que uma pessoa de certa idade possa ter.
Tendo em conta que uma pessoa idosa pode não estar tão à vontade com a tecnologia como os mais jovens, e que, portanto, o telemóvel que irá utilizar deverá ser simples de compreender, intuitivo e com poucas aplicações para não gerar confusão, iremos explicar-lhe porque é que, na nossa opinião, um telemóvel recondicionado pode ser a escolha certa para si.
O que precisa é de um smartphone fácil de utilizar, que tenha um preço abaixo da média dos telemóveis novos, mas que ofereça à pessoa idosa um produto de qualidade, com o qual possa sentir-se segura.
Se precisa de comprar um telemóvel para si ou para alguém que já tenha atingido a terceira idade, é importante ter em consideração as necessidades, que serão certamente diferentes das de uma pessoa mais jovem.
Poderá ficar surpreendido ao descobrir todas as variáveis que um telemóvel recondicionado permite ajustar, de forma a tornar a utilização do smartphone mais acessível a qualquer pessoa e, consequentemente, a uma pessoa idosa.
Normalmente, quando se compra um telemóvel recondicionado, opta-se por um iPhone, por isso deixamos aqui algumas sugestões para o configurar da melhor forma para ser utilizado por uma pessoa idosa, seja para os seus familiares ou para si próprio.
O primeiro e talvez mais comum efeito do envelhecimento é o declínio da visão, mesmo a uma distância muito curta, como a que existe entre o ecrã e o nosso rosto quando utilizamos um telemóvel.
É por isso que o iOS permite ajustar, através das definições, não apenas o tamanho dos caracteres, mas também de todas as aplicações e elementos do iPhone. A funcionalidade de que estamos a falar pode ser ajustada nas Definições em “Ecrã e brilho”, “Zoom do ecrã”, “Texto maior”.
Neste ecrã é também possível ver algumas pré-visualizações para escolher o tamanho desejado, consoante as necessidades visuais que se tenham.
imagem 1: procedimento para efetuar o zoom do ecrã
Se, por outro lado, não sentir necessidade de aumentar o tamanho do ecrã do telefone na totalidade, ou, pelo contrário, precisar de uma maior visibilidade dos caracteres, saiba que também é possível aumentar apenas o tamanho do texto, melhorando a legibilidade geral.
Pode fazê-lo acedendo, novamente, às Definições, em “Acessibilidade”, “Ecrã e tamanho do texto”. Depois, basta selecionar “Texto maior” e escolher, com o cursor, o tamanho desejado.
imagem 2: procedimento para aumentar o tamanho do texto
Se preferir evitar completamente a leitura de textos, pode ativar o comando de seleção por voz, através do qual o iPhone pode ler em voz alta qualquer texto selecionado.
Para ativá-lo, mais uma vez em Definições e “Acessibilidade”, na secção “Visão”, selecione “Conteúdos lidos em voz alta” e ative “Ler seleção” e/ou “Ler ecrã”. Neste ecrã é também possível ajustar a velocidade e o volume de leitura dos textos selecionados.
imagem 3: procedimento para ativar os conteúdos lidos em voz alta
No caso de a pessoa idosa a quem vai oferecer o dispositivo, ou de si próprio, ter problemas não de visão, mas de audição, a Apple dispõe de uma secção pensada especialmente para este tipo de situação.
A primeira coisa a fazer, naturalmente, é aumentar o volume do toque, para que não seja difícil ouvir o telemóvel quando receber uma chamada ou mensagem.
Para o fazer, também nas Definições, deve selecionar desta vez “Sons e feedback háptico” e ajustar o cursor para o volume que preferir.
imagem 4: procedimento para aumentar o volume do toque e do áudio
Também para quem tem problemas de audição, pode ser útil ativar o sinal LED, que fará iluminar o telefone quando chegar uma chamada ou uma notificação. Para isso, a partir das Definições, depois “Acessibilidade”, deve-se selecionar a opção “Áudio e efeitos visuais” e, por fim, "Flash LED para alertas".
imagem 5: procedimento para ativar o flash LED para alertas
Até agora vimos todas as características fundamentais que podem ser ativadas no seu iPhone recondicionado para facilitar o uso por pessoas mais idosas, mas não devemos esquecer que as funcionalidades de um iPhone são inúmeras e, se bem utilizadas, podem revelar-se aliadas fiéis até para os menos experientes com tecnologia.
De facto, através do seu iPhone poderá não só selecionar contactos para guardar como favoritos, de forma a vê-los sempre em destaque em caso de urgência ou esquecimento, como também poderá configurar a função SOS, que avisa os serviços de emergência ou os contactos assinalados como favoritos caso se encontre em dificuldades.
Além disso, é possível ativar os comandos de voz da Siri para simplificar ainda mais a utilização do iPhone por parte das pessoas idosas, bem como para reduzir o contacto que estas têm de ter com o dispositivo.
Por fim, a aplicação “Encontrar iPhone”, que todos deveríamos ativar em caso de roubo ou perda do iPhone, pode ser ainda mais útil neste caso, pois também pode ser usada se o telefone for perdido em casa ou noutro local restrito, forçando-o a tocar mesmo que esteja em modo silencioso.
Além disso, é importante lembrar que um iPhone recondicionado pode ser um amigo precioso para os seus familiares mais velhos, pois irá ajudá-los a sentirem-se sempre próximos de si, graças a aplicações de mensagens como o WhatsApp, mas sobretudo graças à possibilidade de realizar videochamadas.
Obviamente, um iPhone também oferece a possibilidade de ler e ouvir livros e audiolivros, ouvir música, instalar diversas aplicações de jogos e passatempos que podem fazer companhia a miúdos e graúdos, e nada impede que estes sejam mais um ponto de encontro entre avós e netos quando estão juntos.
Todas estas e muitas outras funcionalidades não estão presentes nos muitos modelos de telemóveis projetados especificamente para idosos, os quais têm um sistema operativo muito básico e, muitas vezes, nem sequer permitem navegar na internet.
Neste ponto, estarão a pensar que o preço de um telemóvel para seniores é muito inferior ao de um iPhone, mas é por isso que a compra de um telemóvel recondicionado nos parece a melhor solução para quem tem este tipo de necessidades.
Garantindo um produto de qualidade, renovado e verificado em vários pontos, os telemóveis recondicionados oferecem a solução perfeita para um orçamento limitado, quase equivalente ao de um simples telemóvel para seniores com funcionalidades reduzidas.
Não se deve subestimar a possibilidade de fazer sentir o futuro utilizador do smartphone recondicionado parte de um processo de reciclagem dos componentes técnicos dos telemóveis, sem lhe atribuir o peso da poluição que o dispositivo que utiliza produziu, mas pelo contrário envolvendo-o na perspetiva verde de preservação do ambiente, que hoje é mais importante do que nunca.
Uma vez decidido comprar um iPhone recondicionado, só terão de seguir todos os passos indicados acima, para depois entrar no imenso mundo das aplicações e encontrar aquelas que mais se adequam às vossas necessidades: desde jogos, lembretes para não esquecer de tomar comprimidos ou medicamentos, até todas as de entretenimento e hobbies que podem despertar a veia criativa de qualquer pessoa.
Obrigado pela leitura.
Pesquisas relacionadas